terça-feira, 6 de junho de 2017

VAGINOSE CITOLÍTICA, sintomas parecidos com candidíase

Entre minhas incansáveis buscas por soluções para ardor vaginal e corrimento esbranquiçado, encontrei o vídeo do Dr. Igor Padovesi


O que me chamou atenção, foi o fato dele falar a respeito de uma doença vaginal, com sintomas muito parecidos com a candidíase, e que não cura com remédios, se assemelhando a uma candidíase crônica, ou recorrente.

A condição se chama Vaginose Citolítica, e o tratamento se dá com duchas de bicarbonato de sódio, para diminuir a acidez na vagina, já que nessa condição, o problema se dá porque a vagina se mantem muito ácida.

Nunca tentei me tratar com bicarbonato, mas fiquei curiosa se me ajudaria. Já que meus sintomas persistem há 5 meses e já tomei vários anti fúngicos sem NENHUM alivio (muito pelo contrário, só ardeu mais e aumentou meu incomodo).

A VAGINOSE CITOLÍTICA, que consiste na flora de lactobacilos exacerbada, por vezes incomoda as pacientes e torna-se queixa principal, apesar de ser apenas aumento do resíduo vaginal fisiológico. Pode-se aliviar os sintomas da paciente com creme vaginal com tampão borato pH8, por 10 dias e depois manter duas vezes por semana por 2 meses ou alcalinizar o meio vaginal com “injeções”, para não falar duchas com seringas grandes, d‟agua bicarbonatada, em vários esquemas, pois são terapias alternativas, sem base científica.

Fonte: http://www.jacyntho.com.br/php/artigos/FEBRASGO_2010.pdf



Curioso que nenhum ginecologista que fui se preocupou em medir o PH da vagina.

Mais a respeito:

Vaginose citolítica


Os sintomas são semelhantes aos da candidíase vaginal, sendo por esta muitas vezes, confundida. Os sintomas seriam causados pôr substâncias irritativas oriundas do citoplasma de células intermediárias lisadas pela atividade de bactérias.


Os critérios diagnósticos da vaginose citolítica são:


• Ausência de Trichomonas, Gardnerella, Cândida, Mobiluncus, etc.


• Número aumentado de lactobacilos


• Número reduzido de leucócitos


• Destruição de alto número de células intermediárias com seus núcleos desnudos (citólise)


• pH vaginal entre 3,5 e 4,5

A Vaginose Citolítica (VC) é uma afecção não infecciosa causada pelo aumento do número de Lactobacillus sp no trato genital inferior, cérvix e vagina, o que torna o pH local mais ácido pelo fato de que estes bastonetes convertem o glicogênio vaginal contido no citoplasma das células escamosas superficiais e intermediárias em ácido lático. A redução progressiva do pH acentua o processo de destruição celular (citólise) das células do epitélio escamoso não queratinizado que recobre o trato genital inferior.

O aumento do número de lactobacilos nesta doença impede a proliferação excessiva de outros agentes bacterianos e fúngicos, por impedir a adesão destes organismos ao epitélio vaginal devido à competição

por nutrientes. Pela mesma razão não existe proliferação de bactérias pela produção de peróxido de hidrogênio pelos lactobacilos. Isto quer dizer que dificilmente haverá coexistência de outras vulvovaginites nos casos de vaginose citolítica.

É provável que os sintomas da VC sejam causados por substâncias irritantes presentes no citoplasma das células do epitélio vaginal e há evidências de que a doença, ou pelo menos a presença de seus sintomas, esteja relacionada ao estresse emocional.


fonte: http://mga2ufop.livre-forum.com/t87-vaginose-citolitica

71 comentários:

  1. Oi gostaria de saber se ficou boa com esse tratamento? pois acho q tenho vaginose citolítica. Fiz vários tratamentose não melhorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo. Não fiz o tratamento com bicarbonato ainda. Tentei fazer banho de assento misturando vinagre e bicarbonato, mas hoje vejo que foi um erro, já que o vinagre acidifica. De dois meses para cá, consultei com outra médica, que suspeitou de candidíase, e receitou outra pomada (já usei 3 esse ano). Não melhorei. No momento estou fazendo banho de assento com flogo rosa, mas se não melhorar em alguns dias, vou partir para o bicarbonato.
      Entendo sua frustração. Espero que possa melhorar logo. Se tiver alguma dica ou experiência, e quiser compartilhar, ficarei feliz.

      Excluir
    2. Ola, sofri com "candidíase" por mais de 4 anos. E recentemente me "curei". Na verdade não era candidíase, e sim um ph acido. fiz duchas com bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água). Faça por três dias antes da menstruação, por 6 meses. MILAGROSO!!!

      Excluir
    3. Falem comigo no instagran:
      @carl_9900

      Excluir
  2. Já passei por 3 ginecologistas porém só 1 fez o teste de acidez e deu alterado. Única Santa ajuda é o Bicarbonato ele controla a crise diminuí a proliferação limpa todo canal vaginal e melhora porém tenho essas crises recorrentes já tomei de tudo já usei diversas pomadas já fiz exames e nada deu alterado tenho crise apenas de cândida apenas 1 semana antes do meu período menstrual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua luta! Também senti grande alivio com bicarbonato, mas infelizmente a cura definitiva ainda não aconteceu. Também passei por vários ginecologistas e usei vários remedios e fiz exames que deram normais. Acredito que tem um fundo emocional muito forte influenciando nisso, e estou tentando mudar meu estilo de vida. Melhoras pra você! Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. oi, eu gostaria de me comunicar com vc mais próximo do q no blog, acho q só uma pessoa q vive isso é capaz de me compreender e ambas nos ajudarmos na luta, vc tem um email

      Excluir
  3. Tenho candidíase já fiz tratamento q a genecologista passou e nada, tenho uma ardência que incomoda muito tô com 4 meses não sei o que faço. Só tenho corrimento branco e ardência sem coceira sem vermelhidão qnd faço exame falam q tá tudo normal sei mais o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Corrimento branco em pequena quantidade, é normal. Toda mulher tem um corrimento desse tipo no período fora da ovulação. Acho que não ter vermelhidão é um bom sinal! De qualquer forma, já tentou usar bicarbonato para vê se alivia? Você pode conversar com seu medico a respeito, e pensar na possibilidade da vaginose citolitica.

      Excluir
  4. Boa noite. Obrigada pela sua partilha. Ajuda a perceber que não estamos sozinhas. Eu também já ando há 1 ano com este problema, é muito angustiante e desesperante, por vezes fico mesmo aflita e desanimada. Desde então para cá, já usei diversos medicamentos também e fui a vários médicos e só o último me disse que era vaginose citolítica e me recomendou os banhos de assento com bicarbonato. Já os fiz durante uma semana. Sinto que melhorou um pouco mas ainda sinto mal estar. E a minha preocupação é que nunca fique completamente bem e que quando parar o bicarbonato volte a ficar muito mal.
    Eu sofro para tentar perceber o porquÊ desta situação. Eu em várias situações inseri cueca na vagina e acho mesmo que pode ter sido isso que alterou o ph, o tecido, micróbios do anus e da depilação mas meu médico disse que não era disso para não pensar mais nisso mas não sei se ele falou verdade e não consigo deixar de pensar nisso e sinto-me tão mal gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. 1 ano é mesmo bastante tempo, mas o pior é termos que aturar esses sintomas sem entender bem porquê acontece e o pode ser feito para nos curar. O bicarbonato para mim foi de grande ajuda. Eu comecei fazendo banho de assento, mas senti mais melhora quando usei por dentro, misturado a oleo de coco. Cuide também do seu lado emocional, pois as mulheres estão muito sobrecarregadas e estressadas, e isso certamente afeta nosso corpo. Desejo melhoras para você, força e ânimo.

      Excluir
    2. Olá como vc fez o uso do óleo de coco com bicarbonato por dentro..? Grata

      Excluir
  5. Boa noite,
    Eu para já não estou a sentir melhorias e já vou na segunda semana a inserir na vagina o bicarbonato. Fico angustiada pois supostamente o bicarbonato devia resultar! Quanto tempo usou o bicarbonato até se sentir melhor? Pelo meio tive a menstruação e hoje fui tentar acunpuntura. Sinto me cada vez mais desesperada. Procuro e procuro e nada parece resultar. Estou agora a fazer pesquisa na net a ver se descubro algo mais que possa ajudar. Também já pensei em começar a tomar a pílula a ver se ajuda nesta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu tenho tido bons resultados com bicarbonato, e dessa última vez que estive mal, vi resultados em 3 dias. Entendo seu desespero, pois já senti o mesmo. Falar é fácil, mas procure relaxar de alguma forma. Infelizmente, a vaginose citolitica piora muito por caus do estresse, então é importante tentar ter momentos de relaxamento e pensamentos positivos. Se estiver com muito ardor, a ponto de te impedir de dormir, por exemplo, tente fazer banho de assento com anti inflamatório (flogo-rosa foi ótimo para mim), ou óleo essencial de melaleuca (5 gotas para 1l de agua). Estes me ajudaram bastante nas crises e me permitiam dormir.

      Excluir
  6. Vivo com isso há mais de 10 anos. Não tenho 100% de ctz do q tenho, já ouvi de tudo. Q é candica, alergia e tb a acidez. O meu drama é diário - corrimento branco leitoso, assadura, coceira leve, dor na relação. Nem tenho mais crises agudas, meu corpo convive com isso. Todos os dias eu sinto incomodo na vagina, coceirinha e corrimento. Nestes anos de pesquisa/médicos/experimentos descobri que muitas coisas desencadeiam ou pioram a situação. Descobri q pomada não resolve. Gineco não ajuda, desisti deles, sério. Descobri q bicarbonato de sódio ajuda mesmo. Se passar uma semana fazendo banhos diários, consigo ter a semana seguinte em paz. Minha vagina me dá uma trégua e não me incomoda. É bom qdo vou viajar. Viajo em paz. Mas não tem cura. Se para com os banhos, volta tudo. Descobri q o quadro piora qdo abuso de açucar, leite e derivados. Quando mais radical eu sou no corte desses itens, mais resultado eu tenho. Precisaria de menos banhos de assento. Tb descobri que antibiótico desencadeia a crise aguda. Isso é certo! Tomo antibiótico pq tenho mta infeccção urinaria. Então, comecei a beber mais água, tomar banho após as relações e tomar diariamente cápsulas de cranberry. As crises de infeccção urinaria passaram. Durmo sem calcinha, evito calça apertada (aderi a vestidos). Qdo estou numa fase fitness, praticando esportes diariamente, a situação tb melhora muito. Acho q aumenta o bem estar, baixa o stress, aumenta imunidade. Enfim, é uma guerra viver com isso. Não tem solução simples, infelizmente. Nunca consegui fazer tudo junto: ser fitness, dieta rigorosa, controle de stress, banhos de assento semanais... qdo faço um esqueço o outro. É muito difícil colocar tudo isso em prática, ao mesmo tempo e a longo prazo. Mas é o jeito. Queria mesmo é q tivesse uma cura definitiva, ou q a gente tivesse isso na mesma frequência q pegamos um resfriado - 1 ou 2x ano. Mas viver assim sempre, ninguém merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. Agradeço por compartilhar sua história. A falta de identificação e tratamento correto é uma parte difícil. Toda essa jornada me faz pensar no quanto nosso bem estar (ou falta dele), interfere na saúde da vagina. Eu noto uma piora em período estressantes, e para ser sincera, tenho tido muitos desses momentos na minha vida. Coincidência ou não, tive a primeira crise (que curou com um simples gino canesten), há uns 4 anos atrás, quando minha vida começou a mudar e pesar. Nesse último ano, especialmente, o estresse aumentou muito. E tive uma crise que se tornou "Crônica".
      Isso sem falar no estresse que a própria condição já traz.
      Na minha jornada em busca da cura, tenho anotado os resultados de tudo que testo, inclusive mudanças de hábito e emoções. E percebo como os sintomas parecem ser o reflexo de um conjunto de fatores muito mais amplo. Em 10 anos, imagino que tenha tentado muita coisa e que possa até estar cansada. Porém, te desejo força e fé, para que possa continuar na sua busca. Não eramos assim antes, e acredito que possamos nos resgatar. Abraços.

      Excluir
  7. Estou desesperado Inha esposa passa por isso tudo ,acho que o problema de todas é o dela,já tentei de tudo orégano,pomadas , bicarbonato,200 ginecologistas,alergistas etc vacinas caríssimas,ela já pensou até pular do prédio o que faço estou mais desesperado que ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jair. Compreendo o desespero de ambos. É mesmo uma situação muito difícil. Na minha jornada, notei algumas coisas que me ajudaram, trazendo alívio e pistas do que poderia ser minha condição. As infecções vaginais podem ser causadas por fungos, bactérias, ou simplesmente estresse. Se usou antifúngico e não melhorou nada, então é hora de tentar antibiótico. Se usou antibiótico e não melhorou nada, então é hora de olhar para o estilo de vida, frustrações, pressões, estresse, e buscar mudar isso. Em 1 ano sofrendo com isso, desanimei e chorei muitas vezes. Mas é preciso lembrar que apesar de difícil, é possível encontrar alívio e melhora.

      Excluir
  8. Como você fazia as duchas vaginais com bicarbonato ? Há 01 ano que convivo com esse problema , e nunca dava nada e usei já de todo tipo de tratamento ! E agora vou tentar o bicarbonato , mas não sei como usar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bom dia! Eu usava como supositório vaginal. Usava um copinho de xarope e colocava 5ml de óleo de coco com um pouco de bicarbonato, e misturava. Leva a geladeira e em alguns minutos, fica sólido. O óleo de coco é anti fungico e hidrata. Coloque pouco bicarbonato nas primeiras vezes, pois se exagerar, pode arder. Lembre que a vagina está sensibilizada e seja gentil. Não desista da sua cura. Sofri por um ano também, mas estou há 10 dias sem sintoma algum. Boa sorte!!

      Excluir
  9. Olá,Nic... Faz quase dois meses que comecei a ter uma pequena ardência e a sensação de vontade de urinar, achei que era infecção urinária, mas fiz exames e nada. Tomei remédio para fungo e depois monuril, um antibiótico, foi aí que aparentemente os sintomas pioraram. Procurei a médica, com o resultado do papanicolau e tinha a presença de citolise. Foi aí que ela reconendou a ducha bicarbonatada. Conecei faz dois dias, hoje farei o terceiro. De manhã parecia ter voltado os sintomas, mas agora a tarde já aliviou. Tenho o mesmo medo de todas, de não conseguir resolver isso e estou passando por um problema emocional forte o que acho que tem piorado, mas estou confiando que possa ter um alívio esse tratamento. Você fez a ducha quantas vezes? Ela me recomendou de três a quatro. E os sintomas sumiram de vez? Obrigada e boa sorte a todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo. Eu sofri durante um ano, e passei por fase de desanimos, leves melhoras e pioras. Estou curada faz cerca de 15 dias. Te digo que o estresse conta muito. Eu passei um ano reformulando minha vida tambem, fazendo mudancas para viver mais em paz, tranquila e feliz. O bicarbonato ajuda muito, continue usando. Eu fazia mais os banhos de assentos, e cheguei a fazer durante 2 semanas. Boa sorte!!

      Excluir
    2. Olá Nic, mais uma dúvida... a sensação de ardor parece ter sido solucionada, mas sinto vontade de fazer xixi com frequencia. Esse sintoma você teve também? Se sim, passou com os banhos de assento?Estou fazendo o banho de assento com bicabornato a uma semana, vou começar a intercalar com camomila e se essa sensação não passar irei fazer com flogo rosa. Muito obrigada! Espero que continue bem :)

      Excluir
    3. Oi anônimo. Também senti essa vontade frequente de urinar. Acredito que seja pela inflamação, que deve atingir a uretra. Beba bastante água, assim ajuda a limpar esse canal e evitar infecções. A minha sensação diminuiu de acordo com a diminuição da inflamação. Levou alguns dias. Camomila é ótima também, mas o flogo rosa é campeão. Tive melhoras muito significativas com ele. Boa sorte!!

      Excluir
    4. Beleza, Nic! Obrigada pelas informações, vou seguir o tratamento aqui, espero logo chegar a cura tbm. Você tem me ajudado muito, parece ser a única a entender o que tenho passado. Obrigada!

      Excluir
    5. Olá Nic, volto a escrever pois infelizmente ainda não encontrei a cura completa. Essa semana faz 4 meses que esse inferno começou. Consegui uma melhora relativamente boa desde a crise, sinto a ardencia bem leve e as vezes uma sensação de coceira interna, mas não consigo eliminar isso de uma vez. Estou indo para a segunda semana de ducha bicabornatada, mas fico na dúvida se ela causa essa sensação de coceira interna, você sentia? Nunca tive corrimento ou coceira na vulva, e a sensação de fazer xixi passou tbm, ficou a ardencia que parece não ter fim. Eu tenho medo de usar algo diferente e voltar a ter a crise aguda, sabe? Não sei se passo iogurte, se compro oleo de mameluca... me ajuda? Outra dúvida, voce tinha relações sexuais ativas? Sentia dor ou incomodo? Obrigada!

      Excluir
    6. Oi Anonimo, espero que esteja melhor.
      Nao recomendo o iogurte, mas o óleo de melaleuca é maravilhoso. Mas nunca use ele puro, arde muito! Flogo-rosa também ajuda bastante.

      Excluir
    7. Oi. Bom, comecei a sentir ardência ao urinar tem mais ou menos uns quatro dias. Os lábios menores estão nem doloridos.. e apareceu umas pewuenas bolhas nos labios vaginais e também perto do ânus. Procurei na internet e apareceu herpes, mas não tive contato sexual com ninguém. Ate porque sou virgem. Mas sai com uma pessoa e ele esfregou o pênis na minha vagina. Perguntei pra ele se ele tinha alguma doença e ele disse que não. Isso incomoda bastante, tomei remédio para candidíase e nada melhora. Na hora do banho também é muito doloroso. O que pode ser ?

      Excluir
  10. Fiz essas duchas vaginais com bicarbonato de sódio , e minha vagina passou a ficar com o odor não muito legal, aconteceu isso
    Com vocês também ? Se sim, oq fizeram para melhorar o mau cheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo. O bicarbonato na verdade neutraliza os odores. Tem gente que usa ate como desodorante na axila, para voce ter uma ideia. Quando usei o bicarbonato, sumiu todo cheiro.
      Voce ainda esta com sintomas? O odor é incomodo ou apenas diferente?
      Talvez voce possa tentar banho de assento com melaleuca, é refrescante e tem aroma suave. Boa sorte.

      Excluir
  11. Boa Noite pessoal. Compartilho com vocês minha experiência com a VC (diagnóstico que eu mesma me dei). Passei por isso quase dois anos, depois de incansáveis idas ao ginecologista, inúmeras pomadas e fluoconazol, desisti dos ginecos e comecei a pesquisar muito, pois não aguentava mais conviver com isso. Depois de incansáveis pesquisas, descobri o bicarbonato que foi o que me salvou desse desespero. Compartilho com vocês o que tenho feito para evitar novas crises. Mudança na alimentação, como muitos já relataram a diminuição de carboidratos ajuda muito, o estresse sem sombra de dúvidas é um dos maiores culpados pela recidiva desse tipo de vaginose. Hoje tomo todos os dias (não falho um) um vidrinho de leite fermentado (yakut) e quando tenho crises manipulo cápsulas (vaginais) de bicarbonato a 150 mg. Em qualquer farmácia de manipulação vocês podem mandar fazer. (usar duas vezes na semana antes de dormir). Depois das relações procurar lavar a vagina. Compartilho com vocês o que fiz para resolver, espero de coração que possa ajudar mais pessoas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência já, Thais! Fico feliz, que tenha também encontrado sua cura.

      Excluir
  12. Estou desesperada, preciso muito conversar com vc, se puder me chamar no whatsapp pq queria perguntar umas coisas mas eu pergunto e depois nao sei como ver a resposta.
    Por favor, já pensei em fazer um besteira por causa dessa doença
    meu whatsapp 21 984448057

    ResponderExcluir
  13. Ha dez anos tenho corrimento faço exame citolofico e falam qe so inflamaçao voce pode me explicar quais sintomas desta doença por favor?

    ResponderExcluir
  14. Olá amores, li todos os comentários acima e até parece que tavam falando da minha vida, eu passei por tudo isso, vários tratamentos e nada, gastei um dinheirão(que não tenho) e nada, estou pensando em fazer esse tratamento com bicarbonato de sódio mas eu tenho muito medo de comprar coisa errada, gostaria de saber onde posso encontrar? Se for na farmácia, é só pedir bicarbonato de sódio em pó? E depois de comprar como faço o banho de assentos? Peço uma instrução detalhada, por favor ajudem❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. Bicarbonato de sódio é facil de achar. Até em supermercado tem (é usado para algumas receitas, como bolos e biscoitos). Não precisa receita, apenas compre o bicarbonato puro e dará tudo certo. Misture o pó na agua (cerca de 1 colher de sopa para cada litro), para fazer banho de assento. Boa sorte!

      Excluir
  15. Esse problema causa ardência no ânus tbm?
    Por conta do corrimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem influencia com o anus, o ardor fica restrito a região vaginal. Não sei dizer se o corrimento pode causar alguma irritação anal, não vi nenhum relato a respeito até hoje. Já tentou fazer o banho de assento?

      Excluir
  16. Gostaria de saber se esse problema causa ardência no ânus devido o corrimento
    Alguém pode me ajudar,pois tenho todos esses sintomas citados por vcs
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim causa, porque também tenho, aparece pequenos "cortes" nessa região devido ao acumulo de secreção. Uso bicarbonato para banhos de assento e também você pode mandar manipular capsulas gelatinosas vaginais de bicarbonato para introduzir na vagina duas vezes na semana antes de dormir

      Excluir
  17. Olá . Estou pasma em ver que passei por tudo que relatam aqui. Os tratamentos sem efeito, pomadas antibioticas os ( nazois da farmacia toda ) e nada resolve. Estou neste mar de sofrimento há 5 anos e passando por varios ginecos e nada. Cansada de me privar de alimentos que gosto e pensar duas vezes antes de consumir outros pra diminuir o açúcar no organismo e nada também resolve. Sem falar na vida intima um caos dor ardencia e incomodo. Vontade de fazer xixi toda hora a ardencia e o peso na vagina; Alguma melhora com remedios naturais mas nada que seja significativo. No ultimo papanicolau deu citólise e a gino nao deu nada e falou nada tb perguntei disse que estava tudo normal, como pode ? Vou tentar os banhos de bicarbonato e torço pra que seja eficaz . Saude e sucesso a todas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busque cuidar também do seu emocional. Boa sorte!

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite meninas, sou Rafaela , há três meses tenho uma ardência entre as nádegas, que corre pra vagina. Assim como vcs já fui em ginecos, dermatos, clínicos, nada resolve. Já usei inúmeras pomadas, mas de nada tem adiantado. Ontem procurei um infectologista, mas o mesmo disse pra eu mudar hábitos: não usar protetor diário, nem calça jeans, nem sabonete. Enfim, mal me examinou, fui na esperança de me prescrever um exame , mas nada... Estou desesperada...

    ResponderExcluir
  20. Oi nic, eu tentei usar sua técnica de óleo de coco com bicarbonato, porém não importa quanto tempo eu deixe o óleo de coco na geladeira não fica sólido, não sei se fiz algo de errado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca no congelador o óleo que ele solidifica .

      Excluir
    2. Tem que ser olho de Coco extra virgem.. Ele é natural e é o único apropriado para esse uso

      Excluir
  21. Tive a exeriencia com bicarbonato de sodio. Coloquei no aplicador de pomada com um pouco de pomada. Consegui dormir sem incomodo. Primeira vez em meses. Muito feliz. Nao sei como vou fazer manutenção . se e diaria ou semsnal. Mas funciona. Coloquei o equivalente a uma cápsula e gelatina.

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucimara!
    Qual pomada vc usou junto com o bicarbonato?

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se com o uso de bicarbonato você conseguiu se curar completamente, apenasa parcialmente ou se ainda tem recidivas. Acho que tenho isso tbm, embora o médico tenha diagnosticado como candida.

    ResponderExcluir
  24. Gente,também sofro com isso à anos.
    Senti melhoras quando passei a usar lactobacilos e evitar comer alimentos q pioram a candidiase.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, Nick. Se possível, vc poderia comentar sobre seus exames? Vc chegou a fazer o de fungos completo? O micológico deu alguma alteração? No meu exame foi constatado inflamação com ausência de candida e um pouco a mais de Gram positivas. Confere com o seu? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, meu exame pelo jeito deu igual ao seu, quais são seus sintomas? vc está fazendo algum tratamento?

      Excluir
  26. Olá , boa noite , li muitos comentários e parece muito com a minha história já tem quase 5 anos que vivo tendo crises principalmente antes e depois da menstruação todo mesm sinto forte coceira , ador, corrimento em pedaços e algumas vezes um mal cheiro horrível aí , sempre uso pomadas vaginas e melhora , no mês seguinte a mesma coisa às vezes sinto isso até 3 vezes no mês , já fui a varios ginecologista e nada resolve no último exame citológico que fiz deu tudo normal , já gastei muito dinheiro com remédios mais nada de ter cura definitiva nesse exato momento estou com um corrimento horrível e coceira , não sei mais o que fazer me ajuda ��

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber o que eu tenho,sinto fortes coceiras,o dor e corrimentos,faz umas 2 semanas que tou cm esses cíntomas não sei mais o que eu faço encomoda muito

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Dizem que a condição de vaginose citolítica é rara, mas ao menos me sinto 'mais aliviada" em ver nos comentários que não sou a única. Como outras mulheres, depois de utilizar milhões cremes e flucozanol para candidíase, diagnóstico que quase todos os ginecos dão, vi a condição piorar na medida em que tratava como se candidíase fosse. Pesquisei na internet e descobri que se tratava de VC, isto é, hiperacidez vaginal (ph ácido). A condição piora na fase anterior ao período menstrual, contudo no período menstrual alivia muito (ante o ph básico do sangue). Além disso, me parece que após a relação sexual a condição piora. Higiene também pode influenciar nas crises de VC, isto é, tente sempre se lavar (bastante) após evacuar. Alimentação saudável e diminuição de lácteos, doces ajuda também. Mas, de fato, o que mais auxilia são os recorrentes banhos de assento com bicarbonato de sódio e água morna. Contudo, me parece que é uma condição em que temos que conviver, na medida que vem do nosso corpo e inexiste qualquer remédio que irá curar, visto que não se trata de uma doença. Existem pesquisas que dizem que a VC aparece em certas fases da vida (como na idade reprodutiva). Em mim começou aparecer os sintomas aos 23 anos (antes disso tinha muita candidíase e infecção urinária, o que agora, não tenho mais). O lado bom da VC é que raramente você terá doenças infecciosas em concomitância, visto que a VC é justamente o excesso de 'bactérias do bem' que protegem a flora vaginal.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite gente tive esses sintomas a uns cinco messes atrás usei uma pomada e fluconazol e passou mais volto de novo e já usei muitas pomadas fluconazol e nada .mais assim vcs que já tiveram ou tem isso poderám engravida ?

    ResponderExcluir
  30. Estou sofrendo a 1 ano com isso mas eu particularmente acho que no meu caso é culpa do anticoncepcional pois tomava ciclo 21 era tranquilo ai meu g.o mudou pra mesigina pois o ciclo 21 acabou com meu estomago após o 2° mês tomando mesigina apareceu a 1° vez corrimento dor ardência coceira..ai o usei mesiguna 1 ano e ela piorou minhas crises e meu útero ficou cheio de sangue como se na menstruação não descesse ficou retido o sangue no útero
    Então meu g.o mudou de novo meu anticoncepcional estou tomando o micropil pra regular essa disfunção do útero fiquei 3 meses tranquila sem nada de incômodo mas agora voltou e voltou com força estou indo pra 2° mês de candida sem dar 1 dia de trégua estou fazendo um tratamento de 1 mês com fluconazol e banho de assento com flogo rosa e nada nada nada..não estou aguentando mais pq agora além de arder dói muito antes só coçava e ardia agora dói esta atrapalhando toda minha vida e meu casamento
    Tenho consulta só daqui 1 mês vou ver se coloco diu pra ver se ajuda pelo menos não vou tomar pílula
    Nem os banhos de assento tem ajudado horrível pesadelo

    ResponderExcluir
  31. Oi nic
    Não sei se eu tenho candidiase ou vaginose, porque nunca fiz um exame de secreção pra saber. A última vez que fui no ginecologista, ela fez exame de toque. Enfiou o dedo lá e disse que era cândida. Me receitou uma pomada que eu não usei ainda porque tinha outra em casa que o outro ginecologista tinha indicado quando colhi meu papa e deu alteração na flora (não lembro o que era mas acho que era lactobacilus), agora o que a trinizol m tem a ver com os lactobacilus eu não sei.
    O que aconteceu comigo foi que fiquei bem mal emocionalmente em junho. Tive uma crise horrível que eu não conseguia nem sentar, e tive todos os sintomas: ardia, coçava, tinha corrimento branco igual nata, tava inchado e vermelho. Na época usei umas 2 pomadas. Uma que esqueci o nome, que me deram na farmácia quando pedi pomada vaginal, e uma gino canesten. Passou. No mês seguinte tive de novo, igual relógio. Uns 6 comprimidos antes da cartela do anticoncepcional acabar. Tomei fluconazol de novo, passei pomada de novo, dessa vez a trinizol que era a que eu tinha. Demorou uns dias e passou. No mês seguinte de novo e assim tem sido de junho pra cá. Todo mês eu tenho crise na mesma época.
    Não testei ainda fazer banho de assento com o bicarbonato porque não tenho bacia em casa, mas quero testar pra ver se resolve meu problema. Tenho passado óleo de coco na região da vulva e nessa última vez testei violeta genciana que eu já vi muita gente falando bem. Tô toda roxa e manchada, e realmente alivia. Quando passo sinto que esquenta a região. Não chega a arder, pelo menos. Tem 3 dias que tô colocando pomada de novo e usando violeta. Não sinto mais coçar, mas sinto que ela tá inchada e irritada porque dói quando vou passar o papel quando uso o banheiro.
    Não tenho nada além de coceira e as vezes ardor e inchaço (último mês tive coceira uns 3 dias só e colocando a pomada parou e não voltou mais). Não tive o corrimento branco mais, mas no lugar eu tenho um meio amarelado/esverdeado, que já perguntei ao ginecologista e ele falou que podia ser inflamação mas não era, que era porque tenho uma ferida no colo do útero, que não me atrapalha em nada, e só seria resolvido se eu fizesse uma calterizacao lá, e que ele achava desnecessário. Meu corrimento nunca tem cheiro de nada além de vagina, o cheiro normal que tenho no dia a dia, meio ácido meio parecido com alho (?)
    Hoje na minha loucura de desespero porque não aguento mais, postei num grupo do fb sobre isso e uma menina disse que pra ela parou depois que fez tratamento com fluconazol por 10 dias. Fui na farmácia e comprei pra testar também pra ver se dessa vez vai.
    Vou agora continuar fazendo esse tratamento, e ver se insiro o banho de assento pra ver se consigo controlar isso.
    A pior parte pra mim é mudar a alimentação porque eu como muita massa, é difícil não comer.

    ResponderExcluir
  32. Oi meninas!Percebi q minhas crises são sempre um dia após o sexo. Com camisinha ou sem não importa, sempre tenho crises! Uso coletor menstrual e percebi nos últimos 2 meses q o uso do coletor lavado numa mistura de melaleuca com água melhora no mesmo dia (até a próxima crise). Descobri quando precisei passar o dia fora e não sabia o q fazer para q aquele cheiro não aparecesse. Aí lavei meu coletor com água e duas gotinhas de melaleuca. Na volta pra casa quando retirei não tinha mais cheiro. Aí fico dias sem crise, quando volta repito o processo e fico livre novamente por mais um tempo. Agora q descobri essa do bicarbonato. Na próxima vou tentar. Criei um pouco de medo de fazer sexo, socorro viu! Fico sempre com isso na cabeça q o cheiro vai voltar morro de vergonha.

    ResponderExcluir
  33. Vivo com essa mal a muito tempo. Já tentei muita coisa mesmo e nada dá resultado, é muito frustante pra min. Me sinto menos mulher, me sinto inferior. É muito difícil ter que suportar isso.
    Tomo todos os dias kefir tentar deixar sempre a umidade alta e regular a flora.
    Vi alguns ótimos relatos sobre o ácido borico. Queria testar mas tenho medo.
    Alguém aqui já fez uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou tomando Maca Peruana, use hipoglós nos momentos de muita ardência evite doces açúcar café chocolate, mude sua alimentação para coisas naturais , não coma pão francês vá ao nutricionista, fale sobre seu problema ele fará uma planilha de alimentação para desintoxicar o organismo, lute, pesquise, se investigue, faca coisas que goste passeie distraia a mente, tente relaxar, não desanime não desista, já chorei tanto por causa disso, mas não vou desistir de achar minha cura.

      Excluir
  34. meu nome é eliane, já usei ácido bórico,não foi bom pra mim.tENHO MUITO DESSES SINTOMAS CITADOS Á CIMA.VOU TENTAR BICARBONATO ,USO UM SABONETE ÍNTIMO MANIPULADO ,QUE CONTÉM MELALEUCA.

    ResponderExcluir
  35. Estou desesperada! Meu problema é o seguinte:

    A 4 meses tomei antibiótico para gastroenterite. A 3 meses tive vontade frequente de urinar e ardência interna e me prescreveram 2 ciclos de antibióticos ( por suspeita de infecção urinária ) mas essa merda não melhorou.
    Olhando no espelho vi um corrimento branco. Me prescreveram, sem me examinar, fluconazol, Cetoconazol e crevagin. Não resolveu.
    Cheguei a tomar doses absurdas de fluconazol para ter uma ínfima melhora que, agora penso, pode ter mais a ver com possíveis alterações do Ph vaginal por doses altas do medicamento do que com ação anti fungica em si . Ou havia um problema de v. Citolitica junto com a candida ( cabe ao paciente ficar tentando se diagnosticar, visto que esses medicos nao nos examinam.
    Usei ácido borico por 7 dias e fiquei bem durante seu uso, mas foi só parar que começou a voltar.
    Estou tomando Lactobacillus Acidophilus e usando creme vaginal de maleleuca com barbatimao e piorou totalmente, voltei para a estaca zero, me sinto igual a 3 meses atras com vontade de fazer xixi o tempo inteiro e ardencia interna, sem coceira.
    Além disso, o corrimento não tem aparência coalhada ou nata como é descrito no Google o corrimento por candida, pelo contrário, é bem fluido como leite, e em pouca quantidade.

    Por ser virgem os médicos não querem me examinar direito, colher material para exame em microscópio, se fizessem isso saberiam se tem candida ou não. Mas não faço a menor questão de ter hímen intacto, eu quero é ficar bem de saúde mas esses incompetentes nem olham e já querem dar diagnóstico. Diagnóstico assim até açogueiro da !
    Exame de urina dá normal. Exame de sangue e ultrassom normais.
    Hoje a noite vou tentar o bicarbonato de sódio, estou suplicando a Deus que funcione.

    ResponderExcluir
  36. Sofro há anos com isso, já desisti de relações sexuais, já tentei tanta coisa mas, com certeza isso é emocional, a ciência ainda não sabe como explicar, mas por experiência tomei pondera por dois meses e foi os dois meses mais felizes da minha vida. Sem ardência sem dor na relação. Hoje continuo na luta comprei Hidrafemme ( vou começar a usar ainda) e uso hipoglós para alívio da ardência é ótimo, tem também Bepantol mas achei o hipoglós melhor,minha menstruação sempre cheirava mal mas os exames ginecológicos não davam infecções mas alterações nos bacilos de dordalein, então tem dois meses que comecei fazer uso de Maca Peruana suplementos natural (pesquisem é excelente) e já se ti diferença até na cor da menstruação. Pesquisem vamos compartilhar nossas experiências e vencer esse problema que vem para nós fazer desanimar desistir dos momentos de prazer de ser mulher . Bjsss

    ResponderExcluir
  37. olá ainda apresenta esses sintomas? como está sua situacao em relacao a VC?

    ResponderExcluir
  38. Geweldige Dr. James kruidengeneeskunde is de perfecte remedie voor het HIV / Herpes-virus, ik werd 8 jaar gediagnosticeerd met HIV en elke dag ben ik altijd op zoek naar onderzoek om de perfecte manier te vinden om van deze vreselijke ziekte af te komen, omdat ik altijd weet dat wat we nodig hebben omdat onze gezondheid op aarde is. Dus tijdens mijn zoektocht op internet zag ik verschillende getuigenissen over hoe Dr. James HIV kan genezen met krachtige kruidengeneesmiddelen. Ik besloot contact op te nemen met deze man, ik nam contact met hem op voor kruidengeneesmiddelen die ik ontving via de koeriersdienst van DHL. En hij leidde me hoe. Ik vroeg hem om een ​​oplossing om twee weken kruidengeneeskunde te nemen. En toen zei hij dat ik moest gaan kijken wat ik aan het doen was. Kijk naar mij (HIV NEGATIEF). Godzijdank voor Dr. James voor het gebruik van een krachtig kruidengeneesmiddel om me te genezen. hij heeft ook een behandeling voor ziekten zoals de ziekte van Parkinson, bacteriële vaginosise, vaginale kanker, epilepsie, angststoornissen, auto-immuunziekten, rugpijn, verstuikingen, bipolaire stoornis, hersentumoren, maligne, bruxisme, boulimia, baarmoederhalsaandoeningen, hart- en vaatziekten, hart- en vaatziekten, verstuikingen, bipolaire stoornis, hersentumoren, kwaadaardig, bruxisme, boulimia, baarmoederhalsaandoeningen, hart- en vaatziekten, hart- en vaatziekten, verstuikingen, bipolaire stoornis, hersentumoren, kwaadaardig, bruxisme, boulimia, baarmoederhalsaandoeningen, hart- en vaatziekten, chronische ademhaling ziekten, mentale en gedragsstoornissen, cystische fibrose, hypertensie, diabetes, astma, auto-immuun gemedieerde artritis. Chronische nierziekte, artritis, rugpijn, impotentie, feta-alcoholspectrum, dysthyme stoornissen, eczeem, huidkanker, tuberculose, chronisch vermoeidheidssyndroom, obstipatie, inflammatoire darmziekte, botkanker, longkanker, zweertjes in de mond, mondkanker, lichaamspijn, koorts, hepatitis ABC, syfilis, diarree, ziekte van Huntington, rugacne, chronisch nierfalen, ziekte van Addison, chronische ziekte, ziekte van Crohn, cystische fibrose, fibromyalgie, inflammatoire darmziekte, schimmelnagelziekte, verlamming, celiaziekte, lymfoom, ernstige depressie , Maligne melanoom, manie, melorheostose, de ziekte van Menière, mucopolysaccharidose, multiple sclerose, spierdystrofie, reumatoïde artritis, e-mail naar de ziekte van Alzheimer - drjamesherbalmix@gmail.com / of {whatssapp ..... + 2348152855846

    ResponderExcluir
  39. Estou com o mesmo problema faz 8 meses, é frustrante demais, já fiz vários tratamentos pra candidiase, aliviam, mas sempre voltam, mudei alimentação roupa, calcinha é contínuo aqui.. hj comprei hidrafemme pra usar, diz q ajuda regular o ph da vagina .. vou ver como vai ser

    ResponderExcluir
  40. Olá a todos, sou Monica Jones, bem, só não quero começar ok é isso que fui diagnosticado com DOENÇAS DE ERPES GENITAIS e por isso fiz todos os tipos de tratamentos, mas "NOSSO CONHECIMENTO DEMAIS" não tem cura, então procurei outro Eu era muito duro nisso, mas acabei decepcionado até que Agaga na internet Eu não acreditei no começo, mas tentei e, para minha surpresa, após a administração de seus remédios à base de plantas, fico feliz em dizer que sou curado das Doenças do Herpes Genital, por isso, se elas são como eu ou com uma outra doença, o médico diz que estes não são curáveis, recomendo entrar em contato com o Dr. Agaga, acredito que ele pode ajudá-lo: agagasolutiontemple@gmail.com, ligue ou WhatsApp: +2348052394128.

    ResponderExcluir
  41. Olá tem quase 5 meses que tenho candidiase direto,usei diversas pomadas,tenho um corrimento abundante mais sem odor,porém a ardência é a coceira e o pior incômodo,é também tenho saído de mim uma secreção como se fosse uma pele morta,sem odor mais em grande quantidade,tô desesperada já com isso

    ResponderExcluir
  42. Oi pessoal, espero que isso chegue em mais pessoas. Tenho tido esses mesmos sintomas de vaginose citolitica há alguns meses e quando perguntei pra ginecologista ela disse que não era nada.
    Felizmente minha família é adepta aos chás naturais e eu também pesquiso muito, então pra vocês que tiverem ardência tomem chá de quebra pedra ou cavalinha e evitem comer coisas ácidas, doces e cafeína. E realmente como já relataram, a ansiedade e o estresse piora muito, eu sou muito ansiosa e isso tem afetado meu estômago e a vagina, mas procurando terapia, praticando esportes e mudando a alimentação vai melhorar 🙏🏻

    ResponderExcluir