Banho de assento com bicarbonato
Um dos muitos usos do bicarbonato de sódio é no banho de assento. Por ter pH alcalino, ele reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para o fungo Candida Albicans, causador da candidíase. Uma colher de sopa para um litro de água filtrada é uma boa medida.
Já testei banho de assento fazendo uma mistura louca de bicarbonato de sódio com vinagre. Acredito que minha burrice foi essa. O vinagre adiciona acidez e o bicarbonato remove, então não dava em nada.
Tudo indica que o bicarbonato de sódio alivia os sintomas da candidíase por diminuir a acidez da vagina. Interessante notar que este também o tratamento para vaginose citolítica, doença similar a candidíase e assunto de outro post.
Este é mais um tratamento que irei tentar e descrever minha experiência.
Dia 1
Estava impaciente e frustrada, pois o flogo-rosa não fazia mais efeito. Apliquei meia colher de chá de bicarbonato em um algodão com água filtrada, e coloquei na entrada da vagina e uretra, a parte mais vermelha e ardida. Senti alívio alguns minutos depois; Não lavei e fui dormir.
Dia 2
Trabalhei até tarde, praticamente desmaiei de sono esse dia e não passei nada. No entanto, passei o dia confortável e quase nenhum ardor.
Dia 3
O inferno da ardência voltou. Pensei logo que a culpa foi de ter esquecido de passar o bicarbonato no dia anterior. Estou na minha fase lútea e não sei se isso interfere no ph vaginal. Logo após o banho, passei bicarbonato com água na vagina, região vulvar. Senti mais ardor. Depois, tive uma descarga de corrimento branco. Horas depois, quando fui tomar outro banho, senti alívio ao lavar. Foi como se dessa vez, tivesse piorado. Ficou ardendo até a hora de dormir. Vale salientar que meu dia foi ainda mais puxado que ontem. Fiz hora extra e trabalhei até tarde novamente. Muito cansada, frustrada. Percebo o quanto é importante equilibrar o estilo de vida, para ter uma melhor saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário