segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Complexo B e Vitamina C para tratar candidíase de forma mais natural

Complexo B e Vitamina C contribuem com a melhora da imunidade. Sabemos que uma baixa imunidade é um dos fatores para infecções de todo tipo. O mesmo é válido para vaginose citolítica, causada primeiramente por estresse. Um reforço na imunidade ajuda  a combater os efeitos ruins do estresse.

Partindo desse principio, resolvi incluir Complexo B e Vitamina C em comprimidos na minha rotina diária. Daqui algumas semanas, irei escrever outro post com meus resultados.

Complexo B

Quando falamos em vitaminas do complexo B, estamos falando sobre um conjunto de vitaminas. Na realidade, há algum tempo atrás, pensava-se que “vitamina B” era apenas uma, entretanto, percebeu-se que, mais do que isso, existiam diferenças pequenas entre suas estruturas e funções, o que as fez serem renomeadas. Assim, esse complexo de vitaminas do grupo B, pode ser subdividido em 12 vitaminas específicas.

Um estudo realizado em 2017 (Mei-Guo Suna, Ying Huangb, Yuan-Hong Xub, Yun-Xia Caoa, Efficacy of vitamin B complex as an adjuvant therapy for the treatment of complicated vulvovaginal candidiasis: An in vivo and in vitro study, Biomedicine & Pharmacotherapy, Volume 88, Abril 2017, Páginas 770–777.) envolveu 159 pacientes com candidíase, repartidas em três grupos:

  • o grupo A recebia um tratamento à base de supositórios e de agentes antifúngicos orais;
  • o grupo B dispunha de um tratamento à base de supositórios e de um creme vaginal;
  • o grupo C recebia o mesmo tratamento que o grupo B, associado à toma de um suplemento oral de vitaminas B.

Após quatro semanas de tratamento os investigadores avaliaram diferentes parâmetros como a secreção vaginal e as alterações histopatológicas dos tecidos vaginais, bem como a expressão de factores inflamatórios. Os resultados destes primeiros testes permitiram confirmar que a toma de um suplemento de vitaminas B poderia revelar-se benéfico no âmbito de um tratamento da candidíase vulvovaginal complexa. O tratamento prescrito ao grupo C, associado à toma de um suplemento oral de vitaminas B, revelou-se de facto mais eficaz do que os tratamentos propostos aos grupos A e B. As vitaminas B actuaram assim como adjuvantes do tratamento médico.

Vitamina C

Um nutriente essencial e antioxidante, a vitamina C desempenha um papel central na cicatrização de feridas e na função imune, e pesquisas sugerem que isso pode ajudar a prevenir ou atrasar doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Como um nutriente necessário para a função do seu sistema imunológico, a vitamina C pode ajudar a facilitar a recuperação de uma infecção por fungos. No entanto, a partir de 2011, não há pesquisas substanciais sobre os efeitos da vitamina C na forma dietética ou suplementar para tratar ou prevenir a condição. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, os suplementos dietéticos de vitamina C podem servir para reduzir os sintomas de inflamação associados a infecções fúngicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário