quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Receita para tratar vaginose citolítica (resultados em 3 dias!)

Antes de mais nada, agradeço a todos que estão acompanhando o blog, e partilhando suas experiências e angústias a respeito de infecções vaginais que parecem não melhorar nunca. Sei que grande parte encontrou meu blog em meio a pesquisas na internet, em busca de soluções ou explicações.

Tenho tido uma melhora significativa nos últimos 5 dias. E assim como deixo registrado minhas frustrações e fracassos com inúmeros tratamentos médicos e naturais, vou também deixar registrado o que está funcionando para mim esses dias.

Cerca de 2 semanas atrás, um pouco antes da menstruação, a vermelhidão e ardor voltaram fortes. Usei bicarbonato uma vez, e depois minha menstruação desceu e resolvi esperar que ela acabasse, para ver minha situação. Durante a menstruação, quase não senti desconforto. Quando cessou, no entanto, voltei a sentir mesmos sintomas de antes. Mais uma vez, acreditando na hipótese da vaginose citolítica, decidi voltar ao bicarbonato, mas dessa vez, insistindo por mais tempo. Nas minhas experiencias anteriores, acabei parando de usar o bicarbonato assim que os sintomas aliviaram, em cerca de 3 a 4 dias. Mas alguns artigos médicos recomendam o uso por cerca de 2 semanas ou mais. (fonte 1:  http://www.jacyntho.com.br/php/artigos/FEBRASGO_2010.pdf (atenção, contém imagens explicitas), fonte 2: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aogp/v11n2/v11n2a07.pdf);

Então fiz o seguinte cronograma:

  • 1 colher de café (bem pequena, ok?) de bicarbonato + 7ml de oleo de coco, intravaginal, em dias alternados, antes de dormir.
  • Banho de assento com flogo-rosa, diariamente, 1 pacote para cerca de 1,5l de água morna.
O primeiro dia continuou desconfortável, o segundo um pouco menos, e no terceiro já senti alívio. Continuei, e na manhã do 4º dia, o vermelhidão já tinha sumido em 90% e o ardor estava mínimo!

Hoje estou no 6º dia e continuo bem. 

Irei continuar por mais tempo e observar os resultados.

8 comentários:

  1. Olá!
    Fuçando pela internet, encontrei seu blog e estou me identificando bastante! Uma coisa que tem acontecido comigo é que sentia muita ardência ao ter relações, aí eu ia ao médico e era diagnosticado candidíase. Ocorre que quando eu uso as pomadas e o fluconazol, a ardência piora! E ainda por cima não arde mais apenas na hora da relação, mas também à toa, do nada!! Eu já fiz o exame a fresco e deu realmente candidíase, mas não entendo o ardor e a coceira piorarem muito depois que eu tomo os remédios! Acredito que possa ser uma soma de candidíase com excesso de acidez....Eu ando desanimada de ir a médicos porque eles são tão desinteressados em tudo... Eu disse ao último que senti uma ardência tão insuportável da última vez que usei miconazol pomada, e foi a mesma coisa que não dizer nada. Ele receitou novamente um azol, o fluconazol. Em nenhum momento imagina nada diferente, tenta nada diferente...Ando muito triste. Vou fazer o banho de assento com o bicarbonato. Essa ducha que dizem pra fazer é aquela que a gente joga a água dentro da vagina? Vc usa tanto o bicarbonato quanto o flogo rosa? Boa sorte pra nós! Estarei sempre te acompanhando e contarei aqui o que me acontecer. Bjs.! Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, Fabiana! Também fiquei bem desiludida com minhas consultas médicas, após ter piorado com algumas pomadas, e os médicos simplesmente ignorarem e passarem a mesma ou um ou azol qualquer. Acredito que seja o procedimento padrão, e a sensação que tenho é que eles vão pela tentativa e erro. Se uma pomada não funciona, tenta outra, e outra... até funcionar. E como pacientes, só nos resta ter paciência mesmo! A recomendação é que se faça uma ducha intravaginal contendo flogo-rosa diluida em agua. Eu confesso que faço apenas banho de assento, e já me dar enorme alívio. O bicarbonato, eu uso antes de dormir. Coloco um pouco de pó misturado ao oleo de coco, levo a geladeira em um pequeno copo de xarope, e deixo solidificar. Depois insiro como supositório. Se for tente, coloque pouca quantidade de bicarbonato, para testar seu tolerancia e conforto. Já aconteceu de eu exagerar na dose e sentir mais ardencia. Temos que ter cuidado quando estamos em crise, pois a vagina fica mais sensível.

      Excluir
    2. Você já ouviu falar de vulvodínia? Pelos seus sintomas me parece que você pode ter isso. Eu também passei pela mesma situação. Todos os médicos diziam que o que eu tinha era candidíase e me receitavam esses "azois" da vida que não melhoravam nem um pouco. Poucos médicos sequer sabem sobre a vulvodínia e por isso ficamos sem diagnóstico por um tempão.

      Excluir
  2. Outra perguntinha: Como vc está inserindo o bicarbonato com o óleo de côco? Vc está fazendo o banho de assento com o flogorosa diariamente? Obrigada! Bjs. Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O banho de assento eu fiz diariamente, e o bicarbonato com oleo de coco, usei em dias alternados. Obrigada mais uma vez pelo seu comentário, e melhoras!

      Excluir
  3. Pode colocar a mistura do bicarbonato de sodio e óleo de coco com um aplicador vaginal ou só com supositório vaginal?

    ResponderExcluir
  4. Sou gestante e derrepente apareceu uma cosseira terrivel que me tira o sono certa vez em uma relação que tive eu peguei tbm uma cosseira horrível nenhuma pomada resolvia foi aí que comprei o flogo rosa e tive resultados imediatos de conforto total e sugerido usar novamente é possível ser uma doença venera ou apenas uma cosseira infecção mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é uma doença não nos mulheres já temos essa bacteria no corpo quando o organismo baixa a imunidade ela se prorifera em quantidade maior,tb to assim 2 pomadas não resolveu meu problema ai uma medica passou talsutin otima com 2 dias vi o resultado uma pomada demartologica tb ela passou estou bem melhor todo ano tenho essas crises de candidiase

      Excluir