sábado, 2 de dezembro de 2017

Iogurte Natural para tratar coceira e vermelhidão vaginal (candidíase, vaginose citolítica)

Entre todos os tratamentos naturais que tentei, o iogurte natural tinha ficado de fora.
Obtive alívio com melaleuca, óleo de coco e bicarbonato, mas a cura total ainda não veio.

Hoje acordei um pouco pior da irritação, e com uma coceira intensa. Fiz banho de assento com melaleuca para aliviar. Agora que já recuperei minha sanidade (por um momento achei que fosse perdê-la, tamanha a coceira!), decidi pesquisar outras alternativas. Li a respeito do iogurte natural, que teria lactobacilos capazes de lutar contra esse excesso de micro-organismos nocivos, além de aliviar a coceira.

Existe pesquisas a respeito?

Poucas. O iogurte é usado há décadas para tratar infecções fúngicas. Apesar disso, há pouco suporte científico para esta prático. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Sohag, no Egito, publicou o seguinte artigo: “Bee-honey and yogurt: a novel mixture for treating patients with vulvovaginal candidiasis during pregnancy” [Mel de abelha e iogurte: uma nova mistura para tratar pacientes com candidíase vulvovaginal durante a gravidez], em Archives of Gynecology and Obstetrics (on-line, 8 de fevereiro de 2012). As conclusões:

"Para o nosso melhor conhecimento, uma mistura contendo Bee-mel e iogurte foi usada pela primeira vez no presente estudo. A mistura produziu uma taxa de cura clínica relativamente alta, que foi ainda maior do que a produzida com o uso de terapia anti-fúngica (87,8 vs. 72,3%, respectivamente). Pelo contrário, a terapia anti-fúngica produziu uma taxa de cura micológica definitiva significativamente maior. Esse efeito paradoxal pode parecer surpreendente e até mesmo ilógico. No entanto, a maior taxa de cura clínica do que a taxa de cura micológica pode ser atribuída ao efeito inibidor da mistura em outros organismos, em vez de os Candida albicans sozinhos. A mistura produziu uma eficácia terapêutica relativamente alta contra Staphylococci e Streptococci. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do mel podem aliviar os problemas de coceira e vermelhidão, melhorando assim alguns dos sintomas e sinais de candidíase vaginal ".

Infelizmente, este estudo não foi randomizado ou controlado por placebo. O número de sujeitos foi modesto. Não consegui encontrar estudos em larga escala usando iogurte como uma ducha.

Estudos anteriores analisaram se as mulheres poderiam reduzir o risco de infecções vaginais por fermento comendo iogurte com culturas vivas. Um estudo antigo (Annals of Internal Medicine, 1 de março de 1992) descobriu que as mulheres que comem iogurte da marca Colombo com culturas vivas de Lactobacillus acidophilus eram três vezes menos propensas a desenvolver uma infecção recorrente.

Resultados

Apesar da falta de comprovação, resolvi tentar. Mas não fiz ducha, pois para ser sincera, estou evitando ao máximo mexer por dentro da vagina.
Embebi iogurte natural (sem sabor, sem açúcar), em um algodão e deixei por uma hora, na entrada da vagina.

Não vi nem senti nenhum resultado. Essa foi minha única aplicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário